terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Planejamento de Informática Educacional - Maternal


1º Trimestre
O que é Informática Educacional?

A informática educacional é utilizada como um recurso, uma ferramenta para a construção de conhecimento. A principal forma de trabalhar é através de projetos, webquests, webgincanas, enfim, atividades planejadas sobre determinados temas, ou conteúdos didáticos de uma disciplina.

TEMA: Minha escola; brincadeiras na escola; Minhas descobertas
Objetivos Pedagógicos:

  • A adaptação ao ambiente escolar – formação pessoal e social.
  • A brincadeira como situação de exploração espontânea de conhecimentos.
  • A construção da identidade: valorização pessoal e o reconhecimento do corpo, do nome e da alimentação saudável.

Competências e habilidades a serem desenvolvidas:

  • Conhecer o espaço físico da escola e deslocar-se nele com facilidade e autonomia (laboratório de informática).
  • Identificar e nomear o professor, os colegas e demais pessoas do universo escolar, interagindo com todos, sem bloqueios.
  • Nomear os diferentes materiais e objetos da sala de aula (laboratório de informática) especializados e utilizá-los com interesse, gosto e os cuidados necessários.
  • Identificar-se com a turma, sentindo-se parte do grupo, progressivamente engajado, colaborando e participando efetivamente.
  • Expressar-se oral e graficamente com espontaneidade e criatividade, evoluindo no nível do vocabulário, do grafismo, do domínio corporal e do conhecimento físico.
  • Compreender e praticar, no desenrolar das brincadeiras, pequenas regras combinadas.
    Reagir a situações imprevistas, tentando resolver pequenos problemas que surgem com bom humor e criatividade.
  • Identificar semelhanças e diferenças perceptíveis entre objetos, sons e gravuras, estabelecendo alguma relação entre eles.
  • Usar diferentes possibilidades que o corpo oferece em situações diárias (segurar, apreender, correr, andar, etc.)
  • Reconhecer e identificar a escrita do próprio nome em diferentes situações no cotidiano da sala de aula.
  • Utilizar os conceitos matemáticos básicos e as classificações não-figurais em situações cotidianas.

Objetivos Gerais da Informática Educacional

Novas tecnologias estão invadindo as casas e o mundo lúdico dos alunos. Os lugares virtuais do mundo natural são para as crianças parte de um todo integrado. As relações têm sofrido profundas mudanças com o advento da Informática, despertando a curiosidade e o interesse nas crianças. Através da informática educacional, os alunos desenvolverão habilidades por meio de novas tecnologias, com softwares educativos e projetos interdisciplinares, relacionados ao conteúdo didático.

PROJETO: Um lugar especial: Minha escola

Descrição do Projeto

O ambiente escolar possibilita a construção de sistemas de referências que permitem aos alunos se deslocarem de um lugar para o outro, analisando formas, dimensões, objetos, além de proporcionar o conhecimento e a convivência com diferentes pessoas que trabalham na escola. Adaptações, novos amigos, novos conhecimentos, enfim momentos únicos, que nos faz deste novo ambiente, um ambiente mágico.

Áreas envolvidas: Linguagem, Matemática, Integração Social e Artes.
Empreendimento: Criação de um álbum recordações (Momentos inesquecíveis) na escola.

Objetivos do Projeto:

  • Desmistificação do computador.
  • Reconhecer a função dos periféricos.
  • Desenvolver habilidades viso-motoras para o manuseio do mouse e teclado.
  • Trabalhar as percepções auditivas, visuais e raciocínio lógico.
  • Encorajar as crianças a ter confiança em sua capacidade para lidar com situações desconhecidas.
  • Respeitar as regras simples de convívio social;
  • Linguagem oral;
  • Socialização;
  • Personalidade;
  • Autonomia;
  • Cores.

Discriminação das tarefas:

  • Pinturas no computador;
  • Atividade complementar relacionado ao projeto;
  • Exploração do Software: Coelho Sabido Maternal;
  • DVD – Timothy vai à escola: Conhecendo a Turma.

Recursos a serem utilizados:

  • Datashow
  • Softwares Educacionais
  • Internet
  • Lousa Eletrônica
  • Vídeos

Atividade 1 - Pintando um monitor

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