Qual a importância da Informática Educacional?
O recurso da informática na educação infantil assume como objetivo maior a fixação dos conteúdos programáticos, o computador torna-se aliado de todas as outras atividades previamente desenvolvidas pelo professor. Um aliado poderoso, já que as crianças dessa faixa etária estão inseridas num mund o mágico cheio de anões, fadas e princesas, onde o som e a riqueza de cores e movimentos atraem e conquistam.
Para a criança trata-se de uma característica natural, ou seja, o computador é visto como uma atividade lúdica, outro objeto interessante para manipular, explorar e projetar seu interesse pela descoberta.
TEMA: Histórias de Criança
Objetivos Pedagógicos:
- Quem sou eu: identidade, nome, escrita, letras; idade; Matemática: contagem, correspondência, classificação;
- Eu sou assim: identidade, consciência e esquema corporal; observação; sentidos;
- Quem somos nós: diversidade e individualidade, observação de lugares;
- Minha família: identidade, afetividade, diversidade.
Competências e habilidades a serem desenvolvidas:
- Evoluir na construção da fala (aperfeiçoar a pronúncia, ampliar o vocabulário e construir as estruturas gramaticais), associada aos gestos e sinais, em situações de interação social;
- Apropriar-se da linguagem oral, revelando interação com a língua, pronúncia adequada e ampliação da capacidade comunicativa e expressiva;
- Expressar-se, nomeando objetos e seres, respondendo a perguntas com palavras e frases, relatando pequenos fatos vivenciados e transmitindo informações e recados simplificados, com a ajuda do adulto ou de outras crianças;
- Descobrir a linguagem como possibilidade de expressar sentimentos, desejos, necessidades e intenções, colocando-os de forma progressivamente elaborada, substituindo, aos poucos, os gestos por palavras, os rabiscos por desenhos e abrindo-se para a escuta do outro;
- Utilizar as formas convencionais de intercâmbio social (fórmulas de saudação e despedida, expressões de cortesia) e os diversos gêneros discursivos: recados, casos, informações, notícias, músicas, histórias, expressões de cortesia, ao nível da idade;
- Identificar atributos físicos dos seres e objetos, classificando-os por atributos como cor, tamanho, forma, localização.
Objetivos Gerais da Informática Educacional
Através de conteúdos didáticos relacionados a uma determinada disciplina, e o Aprender Conhecer; Aprender a Fazer; Aprender a viver com os outros e o Aprender a Ser, conceitos fundamentais para o aprendizado (os quatro pilares da educação) a Informática Educacional é uma ferramenta que auxilia o aluno no seu desenvolvimento, aproximando a criança desse universo que ao longo de sua vida escolar será instrumento de trabalho.
Descrição do Projeto
Quem sou eu? Pergunta tão simples e ao mesmo tempo tão difícil de responder. A construção da identidade é um processo permanente, que começa tão logo nascemos. Por um tempo, a criança pensa que ainda é parte da mãe. Depois, começa a se perceber como indivíduo, com seus gostos, seus prazeres, seus temores, suas paixões. Esse é um processo que, evidentemente, acontece sem que necessariamente alguém freqüente a escola. Mas, na medida em que passarão parte fundamental de sua vida no ambiente da escola, é importante que estejamos preparados para oferecer caminhos, experiências, informações, que estimulemos um processo maravilhosamente rico. Esta é a idéia do projeto "Tudo sobre Mim". Partindo do tema da formação da identidade, essa iniciativa busca, levar as crianças a perceberem-se como indivíduos, a se situarem, a aprenderem a diferenciar seus gostos e opiniões e, progressivamente, a compreender e respeitar a existência do outro.
Áreas envolvidas: Linguagem, Matemática, Integração Social, Artes e Música.
Empreendimento: Criação de um álbum recordações (Momentos inesquecíveis)
Objetivos do Projeto:
- Desmistificação do computador.
- Reconhecer a função da máquina e seus periféricos.
- Desenvolver habilidades viso-motoras para o manuseio do mouse e teclado.
- Estabelecer relações de cooperação e participação entre os alunos.
- Trabalhar as percepções auditivas, visuais e raciocínio lógico.
- Trabalhar semelhanças e diferenças;
- Cores.
- Linguagem oral;
- Socialização;
- Personalidade;
- Autonomia;
Discriminação das tarefas:
- Pinturas no computador;
- Atividade complementar relacionado ao projeto;
- Exploração do Software: Coelho Sabido Maternal.
- DVD – Timothy vai à escola: Conhecendo a Turma
- Vídeo: H5 – Sentidos; Kika – De onde vêm o arco íris?; Caillou – Grandes Descobertas.
Recursos a serem utilizados:
- Datashow
- Softwares Educacionais
- Internet
- Lousa Eletrônica/Vídeos
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