terça-feira, 3 de março de 2009

Planejamento de Informática Educacional - 2ª Etapa - 4 anos

1 º Trimestre

Qual a importância da Informática Educacional?

O recurso da informática na educação infantil assume como objetivo maior a fixação dos conteúdos programáticos, o computador torna-se aliado de todas as outras atividades previamente desenvolvidas pelo professor. Um aliado poderoso, já que as crianças dessa faixa etária estão inseridas num mund o mágico cheio de anões, fadas e princesas, onde o som e a riqueza de cores e movimentos atraem e conquistam.
Para a criança trata-se de uma característica natural, ou seja, o computador é visto como uma atividade lúdica, outro objeto interessante para manipular, explorar e projetar seu interesse pela descoberta.

TEMA: Histórias de Criança

Objetivos Pedagógicos:
  • Quem sou eu: identidade, nome, escrita, letras; idade; Matemática: contagem, correspondência, classificação;
  • Eu sou assim: identidade, consciência e esquema corporal; observação; sentidos;
  • Quem somos nós: diversidade e individualidade, observação de lugares;
  • Minha família: identidade, afetividade, diversidade.

Competências e habilidades a serem desenvolvidas:

  • Evoluir na construção da fala (aperfeiçoar a pronúncia, ampliar o vocabulário e construir as estruturas gramaticais), associada aos gestos e sinais, em situações de interação social;
  • Apropriar-se da linguagem oral, revelando interação com a língua, pronúncia adequada e ampliação da capacidade comunicativa e expressiva;
  • Expressar-se, nomeando objetos e seres, respondendo a perguntas com palavras e frases, relatando pequenos fatos vivenciados e transmitindo informações e recados simplificados, com a ajuda do adulto ou de outras crianças;
  • Descobrir a linguagem como possibilidade de expressar sentimentos, desejos, necessidades e intenções, colocando-os de forma progressivamente elaborada, substituindo, aos poucos, os gestos por palavras, os rabiscos por desenhos e abrindo-se para a escuta do outro;
  • Utilizar as formas convencionais de intercâmbio social (fórmulas de saudação e despedida, expressões de cortesia) e os diversos gêneros discursivos: recados, casos, informações, notícias, músicas, histórias, expressões de cortesia, ao nível da idade;
  • Identificar atributos físicos dos seres e objetos, classificando-os por atributos como cor, tamanho, forma, localização.

Objetivos Gerais da Informática Educacional

Através de conteúdos didáticos relacionados a uma determinada disciplina, e o Aprender Conhecer; Aprender a Fazer; Aprender a viver com os outros e o Aprender a Ser, conceitos fundamentais para o aprendizado (os quatro pilares da educação) a Informática Educacional é uma ferramenta que auxilia o aluno no seu desenvolvimento, aproximando a criança desse universo que ao longo de sua vida escolar será instrumento de trabalho.

PROJETO: Tudo sobre mim

Descrição do Projeto

Quem sou eu? Pergunta tão simples e ao mesmo tempo tão difícil de responder. A construção da identidade é um processo permanente, que começa tão logo nascemos. Por um tempo, a criança pensa que ainda é parte da mãe. Depois, começa a se perceber como indivíduo, com seus gostos, seus prazeres, seus temores, suas paixões. Esse é um processo que, evidentemente, acontece sem que necessariamente alguém freqüente a escola. Mas, na medida em que passarão parte fundamental de sua vida no ambiente da escola, é importante que estejamos preparados para oferecer caminhos, experiências, informações, que estimulemos um processo maravilhosamente rico. Esta é a idéia do projeto "Tudo sobre Mim". Partindo do tema da formação da identidade, essa iniciativa busca, levar as crianças a perceberem-se como indivíduos, a se situarem, a aprenderem a diferenciar seus gostos e opiniões e, progressivamente, a compreender e respeitar a existência do outro.

Áreas envolvidas: Linguagem, Matemática, Integração Social, Artes e Música.

Empreendimento: Criação de um álbum recordações (Momentos inesquecíveis)

Objetivos do Projeto:

  • Desmistificação do computador.
  • Reconhecer a função da máquina e seus periféricos.
  • Desenvolver habilidades viso-motoras para o manuseio do mouse e teclado.
  • Estabelecer relações de cooperação e participação entre os alunos.
  • Trabalhar as percepções auditivas, visuais e raciocínio lógico.
  • Trabalhar semelhanças e diferenças;
  • Cores.
  • Linguagem oral;
  • Socialização;
  • Personalidade;
  • Autonomia;

Discriminação das tarefas:

  1. Pinturas no computador;
  2. Atividade complementar relacionado ao projeto;
  3. Exploração do Software: Coelho Sabido Maternal.
  4. DVD – Timothy vai à escola: Conhecendo a Turma
  5. Vídeo: H5 – Sentidos; Kika – De onde vêm o arco íris?; Caillou – Grandes Descobertas.

Recursos a serem utilizados:

  • Datashow
  • Softwares Educacionais
  • Internet
  • Lousa Eletrônica/Vídeos

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