1º Trimestre
TEMA: Números Grandes
Objetivos Específicos do Projeto
Proporcionar ao aluno a possibilidade de ampliar seus conhecimentos sobre os números grandes e o sistema de numeração posicional, por meio da realização de brincadeiras e jogos.
Propor situações lúdicas que possibilitem refletir sobre a importância do sistema de numeração posicional.
Levar o aluno a pesquisar e conhecer curiosidades sobre diversos assuntos que envolvem o uso de números grandes.
Estimular o uso da Internet como fonte de pesquisa.
Propiciar aos alunos a produção um livro de bolso, com o uso dos recursos computacionais.
Capacitar alunos e professores para o uso dos recursos tecnológicos, a partir da aplicação dos softwares Paint e Word, como ferramentas para o desenvolvimento do projeto proposto.
Área de Conhecimento: Matemática
Empreendimento: Criação e confecção de um livro de bolso sobre números grandes curiosos.
DISCRIMINAÇÃO DAS TAREFAS:
Introdução ao projeto
Reflexão inicial sobre a importância dos números.
Conhecimento e utilização do jogo “Qual é o maior?”
Você sabia!
Leitura e discussão do texto proposto, sobre o sistema posicional.
Refletindo
Reflexão e discussão do sistema de numeração posicional.
Registro das respostas dos alunos às questões propostas no livro.
Cálculos e mais cálculos
Cálculos de alguns números grandes, referentes a anos, meses, dias, horas, minutos e segundos.
Saiba mais!
Leitura e discussão de curiosidades sobre alguns fatos que envolvem números grandes.
Ação
Esclarecimento do empreendimento/produto do projeto (livro de bolso), que será feito no laboratório de Informática.
Definição do recebedor do livro de bolso.
Organização dos alunos em duplas de trabalho.
Organizando o trabalho
Definição do tipo de informação que cada dupla pesquisará.
Pesquisa do assunto, em livros, revistas, jornais e na Internet.
Esclarecimento sobre como realizar uma boa pesquisa na Internet.
Seleção de quatro informações de cada dupla para constar no livro de bolso da turma.
Validação dos textos produzidos pelos alunos.
Definição da distribuição dos textos no livro.
Hora da Informática – Confeccionando um livro de bolso
Reflexão e registro de duas vantagens de se produzir um livro com o uso do computador.
Esclarecimento quanto ao trabalho no laboratório de Informática.
Esclarecimento dos softwares indicados para a produção de cada parte do livro.
Apresentação do glossário de Informática.
Criando ilustrações
Definição e planejamento das ilustrações que serão produzidas para os textos.
Distribuição do trabalho entre os integrantes das duplas.
Produção das ilustrações no Paint ou obtenção das mesmas em outras fontes.
Produzindo o livro no Word – Configurando a página
Definição do tamanho, orientação e margens das páginas do livro.
Configuração das páginas.
Montando uma página do livro
Digitação e formatação do título da página.
Digitação e formatação do texto.
Inserção das ilustrações.
Utilização de bordas ilustradas.
Confeccionando a capa do livro
Planejamento da capa do livro.
Análise de um exemplo de capa.
Produção da capa do livro de bolso.
Últimas providências
Reunião de todos os documentos produzidos pelas duplas em um só arquivo.
Digitação das referências bibliográficas.
Numeração das páginas do livro.
Definição e produção de outras seções que serão incorporadas ao livro.
Concluindo
Avaliação final do projeto
RECURSOS A SEREM UTILIZADOS:
- Datashow
- Softwares Educacionais
- Internet
- Lousa Eletrônica
- DVD
- Video
CONCLUSÃO DO PROJETO
16 aulas
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